Você sabe o que precisa fazer para a internet da sua casa ficar bem protegida? Como é por meio dela que você navega e acessa páginas privadas da internet e também troca informações, é importante tomar alguns cuidados para que a rede da sua casa não seja invadida. Por isso, a Rede Telecom preparou algumas dicas pra você. Confira:
Proteja seus dispositivos
Computadores, tablets e aparelhos celulares são suscetíveis a ataques maliciosos da internet ou de aplicativos que, muitas vezes, podem conter vírus. Instale um bom antivírus e faça downloads apenas em sites confiáveis.
Proteja o seu Wifi
Quando você coloca internet em casa, provavelmente, seu provedor instala uma própria combinação modem/roteador, escolhe o nome para a sua rede doméstica e define uma senha para você. No entanto, é importante que você faça uma alteração no nome e também defina uma nova senha. Uma boa dica é que você também crie uma rede wifi para visitantes, como amigos e familiares.
Internet das Coisas
Caso você conecte dispositivos IoT na internet da sua casa, o indicado é liga-los à rede de visitantes ao invés da principal. Modifique as senhas-padrão desses aparelhos, pois a maioria dos dispositivos IoT vem com senhas que podem ser descobertas por meio do Google, por exemplo.
Cubra a webcam do seu computador
Quando se trata de webcam, todo cuidado é pouco. Muitos sites e aplicativos solicitam acesso à sua câmera e microfone. Então, pode ser bem provável que tenha alguém observando você de algum lugar do mundo. Uma forma de evitar que isso aconteça é colocando um pedaço de fita sobre a câmera ou comprar um protetor de webcam. Antivírus também podem restringir o acesso às câmeras e esse é um recurso muito recomendado.
Ameaças via USB
A conexão via USB é muito mais vulnerável do que você pode imaginar. A popular conexão USB possui graves fragilidades e pode ser usada para roubar informações de dispositivos facilmente. Portanto, fique sempre atento.